quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Número 48 (2008)

Tango

Enquanto metade de Lisboa se prepara para ir de fim-de-semana, durante uma semana de feriado à Quinta-feira e ponte na Sexta, por vezes o que apetece mais é encontrar os amigos (os que ficam) no bar do costume, para uma boa noite de conversa, risada e disparates.
Ontem foi uma dessas noites. Cheguei cedo. Cedo, de acordo com o conceito lisboeta, porque na maioria das capitais europeias, a noite acaba quando a nossa começa.

Confesso que ao fim de dez anos em Lisboa, ainda não me consegui habituar à realidade que ninguém consegue estar pronto para ir beber uns copos antes da meia-noite.
Nem tão pouco me habituo à estranha pergunta, que costuma surgir por volta das duas da manhã - hora em que surge o impasse de ir ou não para a discoteca dançar - "vais sair?"
Se vou sair?
Eu já saí!
Tanto quanto consigo perceber estou no meio da "saída", estou na rua com a terceira ou quarta cerveja na mão, e provavelmente de saída, sim, mas para casa!

Por conta desta minha falta de adaptação ao ritmo nocturno de Lisboa, ontem fui das primeiras a chegar ao Lounge.
Estavam os suspeitos do costume, e desta vez a coisa compunha-se de forma mais convidativa. Os dois amigos tratavam (e bem!) da banda sonora, e a amiga iniciava-se no bar.
Havia espaço ao balcão para pousar a mala e conversar um pouco com ela. Saber como estava a correr o terceiro dia de barmaid.
Via-lhe alguma preocupação, com vontade de fazer tudo bem, gerir todos os pedidos, e acertar em todos os pormenores da concepção das bebidas.

- Para eles são duas caipirinhas.
- E tu amiga?
- Eu quero um tango!
- Nós não fazemos isso aqui!
- Não? Na última vez que aqui estive bebi isso, acho eu...
- Sério?
- Sim...
- Tens a certeza? Se calhar estás a fazer confusão
- Epá....ia jurar que sim....Já pedi tangos aqui sim..!!
- Mas oh amiga, aqui não temos suminho em pó...
- Mas o que eu quero é um Tango, não é Tang....
- Ah...mas como é que isso se faz?
- Imperial com groselha.
- Ah! temos, claro que temos...pensava que isso se chamava outra coisa!

-----------

- Pronto! tinha de ser eu a complicar-lhe a vida!
- Mas o que é que tu pediste?
- Um Tango
- Um Tango? mas ninguém bebe isso!
- Oh....eu bebo....

Sem comentários: