sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Número 63 - Taxis(tas) (2009)

Táxis(tas)

Depois de 12 anos a viver em Lisboa, fui descobrindo uma classe profissional que sempre me impressionou, tanto pelas suas barbaridades, como pela sua generosidade.
Os Taxistas.
Se muitas vezes tive histórias para contar sobre eles, e fui esperando até ao momento certo para o fazer, eis que esse momento finalmente chegou.

1998 - Campo Grande - 14:00
- Olá beleza....então para onde é que é?
- Boa Tarde. É para a Universidade Nova, ali no Campo Pequeno, por favor.
- Com certeza beleza!
8 minutos depois:
- Ora são 500 escudos certinhos!
- Dê-me só um minuto para encontrar a carteira...
- Se não tiver dinheiro, não há problema, deixa-me o seu número de telemóvel e dá-me quando puder, que tal?
- Não, não! Já encontrei! Aqui tem...
- Mas tem telemóvel não tem?
- Não tenho, não senhor!
- Ai que mãozinhas tão bonitas!


2001 - Cascais - Dia da Mãe - 17:00
Após um embate violento na lateral de outro carro, porque o táxi onde eu seguia, circulava em contra-mão, uma das vítimas gritava histérica que o taxista a queria matar. E nesse momento, oiço a primeira palavra que me foi dirigida pelo senhor;
- Ai menina...você não diga nada à Polícia sim? Você está bem não está? Não faça queixa porque senão eu perco o meu trabalho..
- Pode ter a certeza que calada não vou ficar, até porque você tresanda a alcóol...! A única coisa que tive tempo de fazer, foi pôr o cinto de segurança, porque estava mesmo a ver o que ia acontecer...Você é maluco ou quê?
Foi a única vez que andei numa ambulância, e espero, sincermanente, que seja a última.


2002 - S. Jorge de Arroios - 01:12
- Ora muito boa noite! Isto é que eu gosto! Levar meninas assim bonitas à uma da manhã! Então diga lá como é que se chama?
- Maria...
- Porque é que as mulheres que nunca querem dizer o seu nome verdadeiro dizem sempre que se chamam Maria?
- Não sei....
- Se eu lhe perguntasse pelo seu BI aposto que nem mo deixava ver para eu não lhe descobrir a careca, não é verdade?
- Era só o que mais me faltava...
- Como?
- Nada, nada...


2002 - Fil - 23:35
A grande maioria dos taxistas em Lisboa tem o pé extremamente pesado em cima do acelerador, e este, era um exemplo máximo disso. Pus o cinto de segurança, pedi para abrandar a velocidade - 150 km/h dentro da cidade parecia-me demais! - mas fui completamente ignorada.
E eis que acontece de novo um acidente dentro do táxi onde eu seguia, desta vez, porque o taxista não conseguiu travar a tempo de evitar bater na traseira do carro que seguia à nossa frente.
- Sabe que mais? Não pago! Não pago e não pago! É o segundo acidente que tenho com um de vocês em menos de um ano, porque parecem loucos a conduzir! Parece impossível! Não pago e tenha uma muito boa noite aí empanado!


2004 - Bairro Alto - 03:15
- Boa noite!
- Boa noite! Olhe não sei se lhe faz diferença, mas eu não consigo levantar dinheiro, e queria-lhe pedir que me levasse na mesma, e paramos num multibanco antes de me deixar em casa, sim?
- Tudo bem....A menina até parece honesta...entre lá!
- Sim, sim, eu deixo-lhe o meu BI para não haver qualquer problema.
- Ai nem me fale...aí há uns anitos apanhei um casal novo que queria ir para Sintra. Eu esfreguei as mãos, porque era um óptimo serviço! Mas olhe...só mais tarde é que percebi a filha da p*tice que eles me estavam a preparar...Vieram o caminho todo a falar comigo, numa boa, a conversa foi muito simpática, e quando estamos quase a chegar à zona das vivendas onde eles queriam ficar, desatam a discutir, e só agora é que eu percebo que foi tudo uma encenação! Foi de tal forma, que ela disse que queria ir para casa dela, não dormia com ele, parei numa das vivendas, ela entrou, e o fulano seguiu comigo. Começa a dizer que quem tinha o dinheiro era ela, e que agora nesta situação, tinha de ir para casa dele, que entrava e ia buscar o dinheiro para me dar...Isto na altura eram dois contos e tal! Muito dinheiro! Eu confiei no tipo, não é? Não havia razão para desconfiar dele....Parei o táxi, ele saiu, abriu um portão de uma das casas, e eu sempre a vê-lo...Não é que antes de chegar à porta, o cab*ão começa a correr dali para fora! Ai deu-me aqui uma coisinha, peguei no meu taco de baisebol e fui atrás dele! A fúria foi tal, que deixei o carro ligado, portas abertas, e saí disparado para apanhar o fulano...Mas nunca o encontrei...Ainda fui novamente à casa onde tinha deixado a namorada, mas nem uma luz acesa...Toquei à campainha e nada de nada...Até que olhe...fui-me embora...E disse-me para mim mesmo: nunca mais cais numa destas, hein?
- Olhe...vou deixar aqui a minha mala consigo...vou aqui ao multibanco, mas veja lá, não me fuja você agora, sim?
- Oh menina, jamais! Vá lá descansada!

2004
O meu telefone toca:
- Estou sim?
- Estou sim, boa tarde, quem fala?
- Olhe daqui fala Alberto, e estou a ligar para saber o que quer você da minha mulher...
- Como?
- Como nada! Está aqui uma chamada deste número no telemóvel dela, e eu quero saber quem é você!
- Bem...como já deve ter percebido sou uma rapariga...e não faço ideia de quem é a sua mulher...
- Ah não sabe...mas andou a ligar-lhe!
- Ouça lá...eu não tenho que aturar este tipo de coisas....Ou me diz quem é a sua mulher ou então eu desligo aqui a chamada...mas o que é isto?
- A minha mulher é a Ana...
- Sinceramente não sei quem é! Não conheço nenhuma Ana que seja casada! O que é que a sua mulher faz?
- A minha mulher é taxista!
- Ah! Então está tudo explicado! Eu de facto apanhei uma mulher taxista há dois ou três dias, que me disse que estava com um problema a receber chamadas, e pediu-me para lhe dar um toque para o telemóvel. Eu estranhei o pedido, mas lá lhe fiz o favor! Agora mais incrivel ainda, é apanhar o marido dela a pedir-me satisfações!
- Peço desculpa...eu achei que era outra coisa...Ela realmente contou-me a história assim...
- Pois olhe..devia acreditar mais na sua mulher!
- Peço desculpa, não a incomodo mais...


2005 - Lumiar - 13:30
- Boa tarde, é ali para Alvalade, por favor.
- Com certeza! Quer que baixe o rádio?
- Não, deixe estar...
- Eu gosto de ouvir o que é que estes ca*rões destes políticos têm para dizer!
- Pois..
- Este País! É só ladrões! Camabada do cara**o! Deviam ter vergonha! Isto nos Estados Unidos não é assim! Porque eles sabem que se fazem merda, levam logo um tiro nos cornos! Mas aqui não...As pessoas aqui são umas merdas, deixam-se estar, é uma desgraça...
- Pois...
- Olhe...Já dizia a minha avó, que era analfabeta, mas sabia muito bem o que dizia! Neste País, quem não rouba, nem herda, só tem é merda!
- !


2005 - Arroios - 23:50
- Boa Noite, é para seguir para o Lumiar, por favor.
- Sim senhora!
- Diga-me uma coisa....por acaso sabe qual é o número da rádio-táxis..? É que eu perdi o número que tinha..
- Com certeza, olhe até lhe vou dar aqui o cartão da minha central, que tem números para telemóvel, e sabe, caso aconteça algum problema, ficam sempre registados os serviços que são feitos na central!
- Pode ter a certeza que vou começar a usar este número, porque já tenho apanhado colegas seus, que Por Amor de Deus!
- Pois...eu sei....Pagam os honestos pelas bestas que andam por aí...bem sei do que fala, mas sabe que a maioria dos taxistas que anda por aí, nêm têm licença, são amigos dos taxistas que fazem umas horas para ganhar uns trocos!
- Pois....começo a perceber as diferenças!
- Olhe e sabe que mais? A menina pode fazer queixa se alguma vez tiver algum problema. Pede ao condutor para a levar a uma esquadra e eles baixam logo a bola.
- Pois...mas é preciso que estejam pelos ajustes! Se de cada vez que eles andam por aí em excesso de velocidade e eu peço para abrandarem, ou me ignoram, ou me respondem mal...quanto mais para ir a uma esquadra!
- Quando fôr assim...em vez de pedir que andem mais devagar, diga que enjoa, eles abrandam logo! E aponte sempre a matrícula! Nunca se esqueça disso!
- Vou fazer isso sim! Boa noite e obrigada!


2005 - Telheiras - 15:40
- Epá epá! Você não entra aqui no banco de trás com essas placas! Isso tem de ir para a bagageira!
- Antes de mais, boa tarde! Penso que não haja necessidade de pôr isto na bagageira, porque isto é um material muito frágil!
- Já lhe disse que não quero essa porcaria a estragar-me os bancos...
- Mas isto não estraga nada, veja lá aqui, isto é balsa, que é um material a imitar madeira, mas na realidade é tão frágil que se toca nalgum banco, a placa é que se parte!
- Não quero saber! Ou vai para a bagageira, ou pode-se pôr a andar daqui para fora...
(dirijo-me ao taxista imediatamente atrás...)
- Olhe..o seu colega escorraçou-me completamente, e foi bastante mal educado, se fôr preciso pôr isto na bagageira, ponha, não há problema, mas digo-lhe que estas placas são completamente inofensivas!
- Pois menina....mas não a posso levar, porque não posso passar à frente do meu colega..
- Então mas se ele se recusa a levar-me? Então e agora?? Tenho de ir para a faculdade e estou com muita pressa!
- Não sei...olhe, ande um bocadinho e apanhe aí um colega noutro sítio, aqui não dá!


2006 - a caminho do trabalho - 13:45
- Filha da p*ta, metes-te assim à minha frente?? Mas que grande besta...
- Pois...tenha calma....deixa lá...o senhor também não fez pisca, ele provavelmente não o viu...
- Pisca? Mas eu não tenho que fazer porra de pisca nenhum! Ele é que tem de fazer! Eu sou taxista há mais de vinte anos, sei muito bem o que ando aqui a fazer...
- ah pois...com certeza que sabe....com essa experiência toda...
2006 - a caminho do aeroporto da Portela - 22:30
- Que engraçado, é tão raro apanhar uma senhora a conduzir um táxi!
- Ah eu cá não tenho medo de nada! Trabalhei muitos anos na apanha das frutas lá para França, mas cansei-me daquela merda, e vim para Lisboa! Como aqui não há fruta para apanhar e não sei fazer mais nada, olha meti-me no taxi do meu irmão, e aqui estou eu!!!
160 km/h mais tarde:
- Olhe já agora posso-lhe pedir que vá um pouco mais devagar, porque eu enjoo...??
- Ah enjoa? Eu também sou assim! Tem é que vir aqui para a frente! Quer que pare o carro e salta para aqui?
- Não...deixe estar...eu enjoo sempre...Só não enjoo se estiver eu a conduzir...
- Ah pois isso é que não a posso deixar!
(afinal esta técnica também não resulta....!)


2007 - Almirante Reis - 14:10
- Olhe sempre que passo aqui, lembro-me de uma história muito engraçada!
- Ah sim?
- Foi um colega meu, que estava ali no aeroporto, farto de estar à espera, até que apanhou dois brasileiros acabadinhos de chegar pela primeira vez a Portugal!
- ah..
- Os tipos não tinham destino certo, e às tantas pediram ao meu colega que os levasse para onde se come bem e barato em Lisboa! E ele lá os levou! Sabe para onde é que os trouxe?
- Não faço ideia...
- Aqui à sopa dos pobres! Come-se bem e é o mais barato que há!
- E o senhor acha graça a essa história...??? Eu sinto-me envergonhada pelo seu colega.....
- oh menina, não fique assim....eu nunca faria uma coisa dessas, mas que até mete piada, mete!


2008 - Graça - 16:30
- Quer que baixe o rádio?
- Não..deixe lá..
- Este programa é muito muito giro! Eu gosto muito de os ouvir a falar sobre sexo!
- Pois...
- do que estes tipos ainda não se lembraram é de falar sobre o músculo braçal que os homens têm...!!!
(após este comentário...o senhor achou que me deveria elucidar o assunto, fechando a mão direita e gesticulando o braço para cima e para a baixo)
- Tá a ver?
- Não, não estou a ver....fico mal disposta se estiver a olhar para a frente...


2008 - Lumiar - 20:30
- Olha-me para estes ca**ões, aqui com a farda azulinha, a acharem-se o máximo!
- ....
- Sabe que hoje em dia mata-se um polícia como quem mata um cão! Era apanhá-los! Camabada do cara**o!
- tenha calma...também não são o que pintam deles...
- ai não que não são! Eu que apanhe aqui alguma dia algum deles...enfio-lhes logo um balásio da cinderela que tenho aqui debaixo do banco!
- !
- São os bófias e os políticos! É só ladrões! Camabada do cara**o! Já dizia a minha avó, neste País, quem não rouba, nem herda, só tem é merda!
(É mesmo ele! Outra vez!)


2009
O meu telefone toca:
- Estou sim?
- Sim, boa noite...quem fala?
- Olhe eu estou-lhe a ligar, porque penso que a sua mãe tenha deixado o telemóvel no meu táxi.
- Deixou sim!! Mas como é que percebeu que era a minha mãe?
- Olhe porque andei aqui a ver os números a ver se conseguia contactar alguém, e apanhei este que diz "Filhota Linda", imagino que seja a filha.
- Sou sim!
- Então diga-me lá como é que quer combinar..dá-lhe jeito ali a praça de táxis do Lumiar, que é onde faço normalmente o meu serviço?
- Pode ser sim!
- Pode ser daqui a vinte minutinhos?
- Claro! Até já então!

(...)

- Nem sei como lhe agradecer! Nunca imaginei que o telefone dela pudesse ser devolvido!
- Ora essa, se encontrei, claro que devolvo!
- Muito obrigada! A minha mãe gostava de ficar com o seu número para lhe poder agradecer pessoalmente.
- Nem pensar! Não fiz mais do que a minha obrigação! Adeus, que tenho uma chamada para atender!


E assim fiquei, parada, a vê-lo partir.
Não sei se estes são exemplos gerais desta classe de trabalhadores, mas são os meus exemplos. E até agora, os bons, valeram por todos os maus.

Em todo o caso...ainda bem que finalmente tirei a carta!

Sem comentários: