segunda-feira, 27 de julho de 2009

Número 19 (2006)

Probabilidades


Depois de uma noite recheada de acontecimentos, viajámos em direcção ao Saldanha.
Estranhámos o frio tão intenso, tão pouco habitual em Lisboa, e por isso tentámos apressar o retorno ao quentinho do sofá. Chegámos junto do carro, que ontem de noite tinha ficado empancado, e assim continuou. Imóvel. Possivelmente congelou, porque os carros antigos apresentam uma inexplicável personalidade que se ressente com qualquer tipo de alteração climatérica.
Apanhámos um táxi.

- Boa tarde. Era ali para a Quinta do Lambert e depois segue para a Pontinha, por favor.
- Sim senhora! Ora já viram, estava aqui a ouvir as notícias e está a nevar em sítios incríveis neste País! A praia da Figueira da Foz está completamente coberta de neve, tal como Monchique, e até Santarém!!! Vejam lá! Incrível! Só faltava mesmo Lisboa, mas aqui só nevou em 1940 e tal…
- Aqui em Lisboa não acredito, está de facto muito frio, mas para nevar nesta cidade era preciso mais ainda...
- Olhe! A ver vamos!
- Pode parar aqui por favor.

Despedi-me dele com um grande sorriso e corri para dentro de casa.
Instalei-me no meu lar doce lar, que aos Domingos tem, invariavelmente, o cheiro característico das comidas que a minha mãe faz para o resto da semana.
Enquanto me libertava das sucessivas camadas de roupa que vestia, oiço a minha mãe chamar-me.

- Filha anda aqui à cozinha depressa!
- O que foi? o que é que se passa?
- Olha, olha! Floquinhos de neve!.....Se fosse granizo batia forte nos vidros, mas é neve. São pequeninos, mas vão pairando no ar, até descerem cá para baixo!
- Não acredito...Neve??? Isto é neve??
- Sim filha, olha lá bem...

Mal conseguia acreditar que o desejo que tinha, de ver nevar pelo menos uma vez na vida, se concretizava agora, na cidade mais improvável. Na minha cidade. Os minutos traziam flocos maiores que rodopiavam com o vento. Derretiam ao cair, porque chovia ao mesmo tempo. Os meus vizinhos começaram a sair lá para fora, e duas miúdas apanhavam os poucos pedaços que se acumulavam em cima de alguns carros para os atirarem uma à outra.

Lisboa goza de inúmeras particularidades, mas fazer uma guerra de neve tem sido sempre um previlégio de outras paragens. E hoje o inimaginável aconteceu.

Ontem os chineses deram entrada no novo ano lunar. Ano do Cão, auspicioso e de sorte. Acredito que sim.

Lisboa, 29 de Janeiro de 2006.

1 comentário:

clau disse...

Pois foi amiga! Lembro-me muito bem desse dia! Estava eu ainda a dormir quando me liga a nossa amiga Mafaldinha estérica!!!
-Está a nevar!!!!!!!!!!
e eu...
- Tás louca....! lolol
E fui à janela...foi quando me deparei com um lindo espetáculo de floquinhos de neve a pairar no ar!!! Foi lindo! obrigada amiga por me teres feito relembrar esse dia tão especial, pois eu nunca tinha visto neve.... beijos!